Benefícios Eye tracking em pesquisas

Quais os benefícios de utilizar Eye tracking em pesquisas?

Um dos principais benefícios do Eye tracking (rastreamento ocular), é que é o único método que pode ser usado para registrar e analisar o comportamento visual de forma objetiva e precisa. Seria impossível pedir a alguém que vasculha os corredores de um supermercado que se lembre, e muito menos quantifique, a quantidade de tempo que eles gastaram olhando para cada item, ou mesmo exatamente para onde olharam ou quais anúncios mais notaram.

O Eye tracking permite que os pesquisadores estudem os movimentos dos olhos de um participante durante uma série de atividades. Isso fornece uma visão dos processos cognitivos subjacentes a uma ampla variedade de comportamentos humanos e pode revelar coisas como padrões de aprendizado e métodos de interação social. Também permite a triagem do neurodesenvolvimento atípico e deficiências cognitivas ou perceptivas. A tecnologia Eye tracker fornece um meio para que crianças pequenas e pessoas com deficiências neurológicas, incapazes de explicar seus processos de pensamento, participem de estudos.

 

Quais são as principais aplicações do Eye tracking na pesquisa?

Embora existam campos quase infinitos nos quais essa tecnologia e metodologia de pesquisa possam ser aplicadas, existem vários que usam extensivamente o Eye tracking, que incluem:

Pesquisa de Mercado:
O Eye tracking oferece informações detalhadas e imparciais sobre os comportamentos do consumidor e os processos de tomada de decisão. Ele permite que pesquisadores de mercado e proprietários de marcas estudem o processo que os consumidores realizam ao visualizar e selecionar um produto.

Mostra a eles quais elementos naturalmente atraíram mais atenção e quais áreas foram ignoradas.

Ao contrário de pesquisas ou questionários, o Eye tracking detalha o comportamento autêntico, o que é útil ao desenvolver um anúncio, marca, embalagem e colocação de produtos

UX – Experiência do Usuário:
Não há melhor maneira de testar a experiência do usuário do que visualizá-la através dos olhos dele próprio. O Eye tracking pode ser usado para estudar a maneira como as plataformas e os serviços são utilizados e com que eficácia eles cumprem seus objetivos.

O Eye tracking pode revelar falhas de design e até métodos de uso que podem não ter sido evidentes no processo criativo.

Pesquisa Acadêmica:
Ao estudar o comportamento visual, é possível obter informações valiosas sobre desenvolvimento, padrões de aprendizagem e sinais de disfunção ou doença cognitiva, como os observados em pacientes com Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, autismo, depressão, lesão cerebral e muito mais. Da mesma forma, a dislexia e outras dificuldades de leitura ou aprendizagem podem ser identificadas e estudadas usando o Eye tracking.

Fatores Humanos:
O Eye tracking  pode fornecer informações valiosas sobre os métodos em que as tarefas são executadas e os processos implementados.

O  Eye tracking, é usado pelas empresas para identificar riscos de segurança, ineficiências operacionais e otimizar o treinamento; economizando uma quantidade substancial de tempo e melhorando a produtividade.

Da mesma forma, profissionais e treinadores esportivos podem usar o rastreamento ocular para identificar habilidades e estratégias para melhorar o desempenho.

Deseja saber mais sobre Eye tracking e seus benefícios?

Há uma variedade de informações sobre todas as aplicações do Eye tracking e explicações mais detalhadas das tecnologias aqui.

Se você não tiver os recursos para executar seu próprio estudo de Eye tracking, você pode saber mais sobre como nossa consultoria pode ajudá-lo aqui.

Edge Eye* – Tobii Pro Brasil  
*Empresa pertencente ao Edge Group.